Líbia e França reforçam cooperação bilateral e parcerias
Túnis, Tunísia (PANA) - Os ministros tunisino e francês, Othman Jerandi e Jean-Yves Le Drian, examinaram, na noite de terça-feira, em Paris, os meios de reforçar consultas e desenvolver as relações de cooperação e de parceria entre os dois paíseses, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
O encontro inscreve-se na perspetiva das futuras reuniões, nomeadamente a terceira sessão do Conselho Superior para a Cooperação Tunisino-Francesa, a decorrer em Túnis em março de 2021, segundo a mesma fonte.
As duas partes saudaram, num comunicado divulgado por ocasião da visita de Jerandi a França, a cooperação e a coordenação bilateral em matéria de crise sanitária, em particular a iniciativa tunisina-francesa para fazer face à propagação da pandemia do coronavírus (covid-19) no mundo e por meio da resolução adotada pelo Conselho de Segurança, neste sentido, em julho último.
O chefe da diplomacia tunisina sublinhou, nessa ocasião, a profundidade das relações históricas e estratégicas que unem os dois países e os dois povos amigos, manifestando a sua satisfação pelo nível excecional alcançado por estas relações tanto as nível bilateral como multilateral.
Exprimiu a sua vontade de reforçar a cooperação entre os dois países a todos os níveis.
Na realização da 18.ª Cimeira da Francofonia, em novembro de 2021, em Djerba, na Tunísia, Jerandi informou ao seu homólogo francês sobre os preparativos em curso para a organização desta reunião na cimeira e a importância da coordenação com França e outros países do esforço conjunto om vista ao seu sucesso.
As duas partes trocaram também pontos de vista sobre diversos assuntos aos níveis regional e internacional, com, como pano do fundo, o dossiê da Líbia e o processo das negociações realizadas em Túnis, de 9 a 15 de novembro último, sob os auspícios das Nações Unidas.
Etas negociações de Túnis inscreveram-se no âmbito da primeira ronda do Fórum de Diálogo Político Líbio-Líbio, refere-se.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 09dez2020