Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia e os Estados Unidos perspetivam alargar a parceria estratégica na luta contra o terrorismo e noutros domínios, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
O assunto foi abordado, no último fim de semana, durante um encontro, em Istambul (Turquia), entre o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj, e o embaixador norte-americano naquele país, David Satterfield.
Num comunicado publicado, segunda-feira, o Escritório dos Media do Conselho Presidencial precisou que o encontro versou sobre a evolução da situação na Líbia e as relações bilaterais entre os dois países amigos.
A mesma fonte declarou que os dois interlocutores discutiram igualmente sobre os meios de avançar para a via da resolução da crise líbia, em conformidade com a declaração publicada a 21 de agosto último por Al-Sarraj, e no quadro da resolução n.º 2510 de 2020 do Conselho de Segurança das Nações Unidas e dos resultados da Conferência de Berlim, ocorrida a 18 de janeiro de 2020.
O encontro sublinhou a necessidade de acelerar a retomada da produção e da exportação do petróleo sob a direção da Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC) e sob a tutela do Governo de União Nacional, lê-se no comunicado.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 08set2020