Líbia e Estados Unidos estudam promoção da cooperação bilateral
Tripoli, Líbia (PANA) – Uma delegação do Governo líbio efetua atualmente uma visita aos Estados Unidos a convite do Governo americano para tratar do reforço da cooperação para garantir a segurança e a estabilidade da Líbia bem como a coordenação da luta contra o terrorismo, indicou esta quinta-feira fonte oficial líbia.
A Líbia e os Estados Unidos mantêm uma cooperação estreita na luta contra o terrorismo que permitiu o apoio de Washington durante a guerra contra a organização Daech, eliminada em dezembro de 2016, em Sirtes (centro).
Em finais de julho último, o Comando Militar Norte-americano em África (AFRICOM) eliminou 47 jihadistas em quatro operações contra os os grupos terroristas
Num comunicado publicado esta quinta-feira, o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros indica que a delegação líbia esteve reunida, quarta-feira, em Washington, com responsáveis dos departamentos americanos da Defesa, Segurança Interna e da Agência -americana para o Desenvolvimento (USAID), entre outros.
A delegação líbia é integrada pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala; do Interior, Fathi Bachagha, e vários peritos.
As discussões estiveram orientadas "para as questões de reforço da cooperação entre a Líbia e os Estados Unidos para restabelecer a segurança e a estabilidade, bem como a parceria e a coordenação na luta contra o terrorismo”, indica um comunicado.
Ainda na quarta-feira, a delegação líbia encontrou-se com responsáveis do Departamento do Tesouro norte-americano para analisar questões ligadas ao reforço da cooperação no domínio da luta contra o branqueamento de dinheiro, o esgotamento das fontes de financiamento do terrorismo e as medidas relativas à luta contra a criminalidade económica, nomeadamente a imposição de sanções contra os seus autores, precisa a mesma fonte.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 14nov2019