Líbia e Egito promovem reestabelecimento de relações diplomáticas
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia e o Egito envidam esforços para reestabelecerem as relações diplomáticas e a cooperação bilateral em vários domínios, anunciou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Governo líbio de União Nacional, Mohamed Al-Gueblawi.
O anúncio foi feito no termo de um encontro, domingo, entre o ministro dos Negócios Estrangeiros líbio, Mohamed Taher Siala, e uma delegação egípcia de alto nível, em Tripoli.
Num tweet publicado domingo à noite, Al-Gueblawi desmentiu alegações relatadas pela imprensa e segundo as quais o Egito terá colocado para o efeito.
"Negamos categoricamente o que circulou nos media sobre as condições estabelecidas pela delegação egípcia e um chamado documento exigido pela parte líbia", martelou.
Explicou que "o objetivo da visita da delegação egípcia é trabalhar no restabelecimento das relações diplomáticas normais e de cooperação entre os dois países em vários domínios."
A delegação egípcia prometeu restaurar o trabalho da embaixada a partir do interior da cidade capital líbia, Trípoli, o mais depressa possível, acrescentou Al-Gueblawi num segundo tweet.
O encontro versou igualmente sobre a busca de soluções urgentes para a retoma de voos líbios para a capital egípcia, a cidade do Cairo, segundo o diplomata.
Como o Ministério do Interior do Governo líbio de União Nacional, Fathi Bachagha, a comitiva abordou assuntos atinentes a desafios de segurança comuns e a formas de reforçar a cooperação em matéria de segurança entre os dois países irmãos.
Da agenda constaram igualmente busca de apoios ao acordo de cessar-fogo e os resultados da Comissão Militar Mista 5+5, a fim de "apoiar os esforços internacionais de diálogo político e pôr fim à atual crise por meios políticos e pacíficos", deu a conhecer o porta-voz.
Trata-se de uma delegação diplomática e de segurança egípcia de alto nível que chegou domingo ao aeroporto de Trípoli, em Maitigua, segundo a fonte.
Acrescentou que se trata de uma primeira visita de uma delegação egípcia oficial deste nível desde 2014.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 28dezembro2020