Trípoli, Líbia (PANA) - A Alemanha e a Líbia insistem na necessidade de se respeitar as conclusões da Conferência de Berlim (Alemanha) sobre a crise líbia, nomeadamente os seus processos político, económico e de segurança, soube a PANA de fonte oficial.
Esta posição foi manifestada no último fim de semana durante um encontro, em Tripoli, entre o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala, e os embaixadores alemão e italiano na Líbia, Oliver Owcza e Giuseppe Puccini, respetivamente.
De acordo com o website do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, as discussões versaram sobre os últimos desenvolvimentos da situação na Líbia e as relações bilaterais entre a Líbia e a Alemanha, e a Itália.
As duas personalidades realçaram a necessidade de se realizar eleições presidenciais e legislativas em dezembro próximo.
Siala e Owcza abordaram também a cooperação entre os dois países, sublinhando a necessidade, para empresas alemãs, de contribuirem e participarem na reconstrução e no desenvolvimento de alguns setores na Líbia, incluindo o da energia e de eletricidade.
Por sua vez, o embaixador italiano afirmou o apoio do seu país aos esforços envidados pelas Nações Unidas para restaurar a segurança, a estabilidade e a paz na Líbia.
A Líbia está confrontada, há vários anos, com cortes diários de eletricidade, durante várias horas, em diferentes províncias do país, devido a problemas técnicos e outros ligados à corrupção.
-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 18jan2020