Líbia e Alemanha promovem cooperação bolateral
Trípol , Líbia (PANA) - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros do Governo de União Nacional, Mohamed Taher Siala, avistou-se domingo com o embaixador da Alemanha na Líbia, Oliver Owcza, para analisar a situação prevalecente no país e a promoção da cooperação bilateral entre os dois países, soube a PANA de fonte oficial no local .
A reunião versou sobre a evolução da situação na Líbia e as relações bilaterais, de acordo com um comunicado publicado no mesmo dia à noite no site Internet da Direção da Imprensa Estrangeira do departamento ministerial.
As duas partes convenceram-se da importância de aderirem aos resultados da conferência de Berlim sobre a Líbia (ocorrida em janeiro de 2020), através das suas três vertentes, designadamente a segurança, a economia e a política.
Estas três vertentes conduzem às eleições legislativas e presidenciais na Líbia em data em anunciar oportunamente, segundo as conclusões da conferência de Berlim (Alemanha), referiu a mesma fonte.
Além disso, Siala abordou com o seu interlocutor questões inerentes à cooperação bilateral, à contribuição das empresas alemães em projetos de construção e reconstrução do país, bem como à contribuição para o desenvolvimento de alguns setores, nomeadamente os ligados à energia, lê-se no comunicado.
Por sua vez, o embaixador alemão na Líbia, Oliver Owcza, manteve encontros similares com outras altas personalidades do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, nomeadamente o seu presidente, Fayez al-Sarraj, e o presidente do Alto Conselho de Estado, Khaled al-Mechri.
As matérias abordadas no primeiro encontro são as mesmas que as do encontro anterior, segundo a mesma fonte.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 21set2020