Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial llibioaMohamed al-Manfi, reuniu-se com o embaixador da Alemanha na Líbia, Michael Ohnmacht, para analisar os últimos desenvolvimentos ligados às eleições presidenciais e legislativas e às leis eleitorais.
Eleições gerais estão previstas para 24 de dezembro próximo, em conformidade com o roteiro do Fórum do Diálogo Político Líbio, mas a sua organização está comprometida na ausência de uma legislação eleitoral devido a divergências entre as partes líbias.
A reunião entre Al-Manfi e Ohnmacht versou igualmente sobre as próximas agendas, a retirada de mercenários e forças estrangeiras da Líbia e o dossiê da reconciliação nacional.
O acordo de cessar-fogo concluído a 23 de outubro último em Genebra (Suíça), sob a égide das Nações Unidas, estipula a retirada de mercenários e combatentes estrangeiros, uma cláusula difícil de aplicar devido a divergências entre as partes em conflito na Líbia.
O embaixador da Alemanha saudou os resultados da reunião sobre “o processo de paz líbio” dos ministros dos Negócios Estrangeiros de alguns países amigos, realizada em Nova Iorque (Estados Unidos), na presença do Presidente Mohamed al-Manfi.
Sublinhou a necessidade de uma coordenação e uma consulta contínuas a fim de se chegar a soluções completas para a situação na Líbia.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 30set2021