Agência Panafricana de Notícias

Líbia e Alemanha discutem sobre organização de eleições no país

Trípoli, Líbia  (PANA) – A ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla Al-Mangouch, passou em revista com o embaixador da Alemanha na Líbia, Mikhail Unmacht, os esforços do Ministério e do Governo de Unidade Nacional para chegar à estabilidade no país e reforçar  a segurança, a fim de preparar a situação, com vista à realização de eleições presidenciais e parlamentares conforme uma base constitucional correta.

Durante o encontro,  nesta quarta-feira em Trípoli, Al-Mangouch e Unmacht,  discutiram “sobre os meios de consolidar as relações bilaterais entre os dois países amigos e reforçar a cooperação em vários domínios de interesse para as duas partes”, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 O embaixador da Alemanha reiterou durante a reunião com a chefe da diplomacia líbia o apoio do seu país e a sua posição ao lado do Governo de Unidade Nacional e do Ministério dos Negócios Estrangeiros para chegar à estabilidade na Líbia, precisou a mesma fonte.

 O comunicado acrescentou que a reunião versou sobre os últimos desenvolvimentos da situação política na arena líbia.

A Alemanha está a envidar os esforços para a realização de uma terceira conferência internacional sobre a Líbia em Berlim após o sucesso das conferências precedentes a instituir um mecanismo que permitiu relançar o processo político líbio e chegar a um cessar-fogo e a instauração de uma transição na Líbia que não foi coroada pela organização das eleições em dezembro último.

Uma situação  que conduziu a um novo bloqueio e à agravação da crise com a existência de dois Governos concorrentes, bem como  à exacerbação da tensão no ponto de conduzir a violentos confrontos armados entre os dois campos , o último dos quais remonta a 27 de agosto último fazendo 44 mortos e 159 feridos.

Uma reunião internacional sobre a Líbia realizada de 8 a 9 de setembro corrente na capital alemã, Berlim, com a participação de enviados especiais da Líbia, dos Estados Unidos, da Alemanha, de França e de Itália e de representantes da Turquia e do Egito, além da embaixadora britânica, Carolina Humdall , e da Secretária-Geral adjunta, reiterou  o compromisso comum de apoiar uma via global para eleições na Líbia o mais cedo possível.  

Ela permitiu aos participantes exprimir a sua aspiração de trabalhar com o novo representante especial do Secretário-Geral e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Abdoulaye Bathily.

-0- PANA BY/IS/FK  14set2022