Agência Panafricana de Notícias

Líbia disponibiliza $ sete milhões para tratamento de seus cidadãos doentes na Tunísia e no Egito

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio aprovou o pagamento de dez milhões de dinares (mais de sete milhões de dólares americanos) para famílias líbias deslocadas no Egito e na Tunísia, a razão de 400 dólares americanos para cada uma.

Esta decisão foi tomada por ocasião do mês sagrado do Ramadão (mês de jejum para muçulmanos) previsto para meados de junho próximo, acrescentou um comunicado divulgado no termo do Conselho dos Ministro organizado sábado em Beidha (leste).

Estas subvenções serão concedidas em função das listas preparadas por um comité competente, lê-se na nota.

O Governo tomou igualmente, durante esta reunião, algumas decisões, nomeadamente o subsídio de 60 milhões de dinares (cerca de 44 milhões de dólares americanos) para o Ministério da Saúde, destinados a pagar dívidas dos pacientes líbios na Tunísia, no Egito e na Jordânia.

Esta resolução de disponibilizar este fundo foi tomada em coordenação com o Ministério das Finanças e Planificação em conformidade com os sistemas e regulamentos em vigor no país.

A medida prevê igualmente a alocação de 30 milhões de dinares (quase 22 milhões de dólares americanos) para o Ministério da Saúde, a serem deduzidos das alocações desta instituição para 2015" para o tratamento de pacientes líbios no interior e no exterior do país, indica o comunicado.

-0- PANA BY/BEH/MAR/DD 04maio2015