Líbia destaca seu papel político e económico em África
Trípoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros do Governo de União Nacional, Mohamed Taher Siala, realçou, quinta-feira, as relações históricas entre a Líbia e África, bm como o papel político e económico da Líbia no continente africano.
Ao intervir durante o Fórum Líbio-Africano organizado quinta-feira pela Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento, Siala sublinhou que a Líbia teve no passado uma grande influência em África, nomeadamente o seu apoio aos povos africanos e movimentos de libertação dos países contra o colonialismo.
Também mencionou o mérito da Líbia na criação da União Africana (UA) e da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos.
Sobre o aspeto económico, o governante líbio sublinhou a participação do seu país no continente africano com investimentos e o seu papel no desenvolvimento de alguns países africanos, além do papel caritativo e da advocacia desempenhado pela Associação do Apelo Islâmico em África.
O chefe da diplomacia líbia indicou igualmente que a Líbia tem uma representação diplomática na maioria dos países africanos.
Garantiu que, tendo em conta as circunstâncias atuais na Líbia, o princípio da representação dos não residentes em África será estudado de forma a não afetar “as nossas relações com os países vizinhos e, ao mesmo tempo, reduzir custos e despesas.”
O Fórum Líbio-Africano iniciou-se quinta-feira em Trípoli com a participação do presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), Hamouda Siala, do presidente e dos membros da Comissão dos Negócios Estrangeiros, do vice-presidente do Alto Conselho de Estado e de especialistas em questões africanas.
O Fórum versou igualmente sobre aspetos atinentes às relações líbio-africanas e meios de desenvolver os laços através de três eixos, designadamente político, económico e de segurança.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 14jan2021