Líbia destaca importância da CEN-SAD na segurança regional
Tripoli, Líbia (PANA) - A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, Najla al-Mangouch, destacou a importância da Comunidade dos Estados do Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) para alcançar a paz e a segurança neste espaço de 25 países do continente africano.
Num discurso na abertura da 21ª sessão da CEN-SAD terça-feira, na capital marroquina, Rabat, Al-Mangouch sublinhou a necessidade do reforço dos órgãos da CEN-SAD, a melhoria da sua eficácia e a preparação do Estado líbio para que esta organização volte a Tripoli.
Segundo a ministra, a Líbia acredita na necessidade de alcançar a integração e cooperação africana no quadro do programa de desenvolvimento africano.
Al-Mangouch pediu a todos os países do agrupamento regional para intensificarem os esforços para enfrentar os perigos comuns, principalmente o crime organizado de grupos extremistas que atacam muitos países, o que exige a reativação e relançamento o mais rápido possível dos órgãos da CEN-SAD para os defrontar.
Referindo-se à situação interna na Líbia, ela explicou os progressos alcançados em todos os níveis desde a investidura do novo Governo de Unidade Nacional, incluindo a estabilidade e a movimentação da roda do desenvolvimento que se refletiu claramente em todas as regiões líbias, bem como o impacto desta transformação na vizinhança da Líbia.
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Najla al-Mangouch, moderou parte da sessão, a pedido do Tchad, como presidente do Conselho Executivo para os trabalhos da sessão, o que representa um bom sinal do iminente regresso da Secretaria Executiva da CEN-SAD a Tripoli e o forte retorno da Líbia à organização, com o apoio dos países-membros.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 30marco2022