Agência Panafricana de Notícias

Líbia desembolsa mais de $ 19.000.000.000 para reabilitar escolas afetadas por tempestade

Trípoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade Nacional, Abdulhamid Al Dbaiba, atribuiu 92.800.000 dinares (aproximadamente 19.010.000 dólares americanos) para a manutenção de 117 escolas e instituições educativas nas 15 cidades afetadas pelas cheias na região leste do país, soube a PANA de fonte oficial..

No seu decreto publicado terça-feira última à noite em Hakomitna (plataforma governamental), o primeiro-ministro líbio, Abdulhamid Al Dbaiba Al Dbaiba, concedeu à Autoridade dos Estabelecimentos Educacionais a autorização para celebrarem contratos com vista à manutenção de escolas danificadas pelas inundações.

Ordenou que a mesma instituição elaborasse um calendário específico para a conclusão dos projetos de manutenção que lhe são atribuídos.

Sublinhou a necessidade de contratar empresas locais registadas nas sucursais da Autoridade das Instituições Educacionais da Região Leste e nos seus escritórios afiliados nos municípios relevantes e nos municípios vizinhos, tendo em conta os preços indicativos de obras de infraestruturas, obras de construção, manutenção e procedimentos seguidos pela Autoridade na implementação das mesmas.”

Al Dbaiba ordenou, terça-feira, a reparação das escolas afetadas pelas cheias no leste do país, durante uma reunião com o ministro da Educação, Moussa al-Mageryef, e os diretores dos departamentos deste pelouro, na presença do ministro do Governo Local, do presidente da Comissão de Emergência e Resposta Rápida, Badreddine al-Toumi, de vários membros da comissão e do ministro de Estado dos Assuntos Públicos. de Ministros, Adel Juma.

Nessa ocasião, ele destacou a necessidade de a sucursal da Autoridade dos Estabelecimentos de Ensino da Região Leste assumir a responsabilidade pela celebração de contratos com empresas que implementam operações de manutenção de acordo com padrões aprovados e um cronograma definido.

A tempestade Daniel, que varreu o leste da Líbia a 10 de setembro corrente, causou inundações, especialmente em Derna (leste), causando milhares de mortos, muitos desaparecidos, bem como enormes danos materiais.

-0- PANA/BY/MAR/DD 27setembro2023