Trípoli, Líbia (PANA) - O Conselho Presidencial líbio concedeu 50 milhões de dinares líbios (cerca de 36 milhões 230 mil dólares americanos) para apoiar a Alta Comissão Nacional Eleitoral Líbia (HNEC) a realizar as eleições presidenciais e parlamentares previstas para 24 de dezembro de 2021.
O Conselho Presidencial, precisou, num decreto publicado, esta quarta-feira, que esta verba é proveniente da rubrica das despesas de emergência para colmatar o défice nos serviços básicos.
O Conselho Presidencial sublinhou a decisão do desembolso da soma para a execução dos dois processos eleitorais a realizar-se, em dezembro do próximo ano, e o compromisso de externalizar e adquirir operações nos limites da soma alocada, sem a utilizar para outros fins, bem como submeter um relatório periódico neste sentido.
O Fórum do Diálogo Político Líbio realizado, de 9 a 15 de novembro corrente, adotou um roteiro que determinar, entre outros, uma fase de transição e a organização de eleições gerais, a 24 de dezembro de 2021.
O presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, que se congratulou com a fixação de uma data para as eleições, prometeu fornecer todos os meios materiais à Alta Comissão Eleitoral a fim de organizar este escrutínio nas melhores condições.
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 25nov2020