Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia deseja "uma transferência de poder tranquila e pacífica, sem derrame de sangue no Tchad”, após a morte, terça-feira última, do Presidente Idriss Déby Itno, indica um comunicado publicado, quarta-feira à noite, pelo Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.
Neste comunicado, o Ministério garante estar a acompanhar “com muito interesse" os desenvolvimentos em curso na República irmã do Tchad que culminaram com a morte do Presidente Idriss Deby.
Anunciou a criação de uma célula de emergência para acompanhar de perto a situação, desejando que “o povo tchadiano chegue a uma solução duradoura e a segurança e a estabilidade prevaleçam neste país irmão.”
O Exército tchadiano anunciou, terça-feira última, a morte em combate do Presidente Idriss Deby Itno, devido a ferimentos sofridos no último fim de semana, na zona de hostilidades, no norte do país, com rebeldes da Força para Alternância e Concórdia no Tchad (FACT).
O Conselho Militar de Transição, instalado logo depois e dirigido pelo filho do finado Presidente, o general Mahamat Idriss Déby Itno, de 34 anós de idade, assumiu a gestão dos assuntos correntes do país por um período de 18 meses.
Porem, as forças de oposição anunciaram continuar suas operações contra o Exército liderado pelo filho do President Idriss Deby Itno.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 22abril2021