Líbia denuncia presença de navio de guerra em porto petrolífero
Tripoli, Líbia (PANA) - A Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC) denunciou terça-feira a presença de um navio de guerra, no porto petrolífero de Ras Lanouf, a cerca de 600 quilómetros a sudeste de Tripoli.
Num comunicado, a NOC considera este fato uma "militarização das instalações petrolíferas", precisando que o navio entrou sábado, 5 de setembro de 2020, no terminal.
A petrolífera líbia acrescentou ter, nos últimos dias, registado várias violações da segurança, em Ras Lanouf, a última das quais remonta ao fim de semana passado relativa ao uso de munições reais de armas de fogo.
O porto de Ras Lanouf contém instalações petrolíferas cujos danos poderão repesentar "um risco para a vida bem como para o ambiente”.
"A NOC exige a retirada imediata de qualquer pessoal militar das suas instalações para proteger a segurança dos seus trabalhadores e a integridade das suas infraestruturas.
"Não podemos tolerar que a vida dos nossos empregados esteja posta em perigo ou que as nossas instalações sejam danificadas ou destruídas por uma atividade militar ilegal”, sublinhou um porta-voz da empresa petrolífera citado pelo comunicado.
As forças rebeldes de Haftar bloquearam portos e campos petrolíferos, nas zonas sob seu controlo, desde janeiro último, provocando uma diminuição diária da produção de 800 mil barris por dia (bpd) dos cerca de um milhão 200 mil bpd que o país produzia diariamente.
Este facto conduziu a perdas acumuladas, até agora, de mais de nove biliões 500 milhões de dólares americanos.
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 09set2020