Líbia denuncia ataque contra escola no oeste do Uganda
Trípoli, Líbia (PANA) – A Líbia condenou um recente ataque terrorista, ocorrido sábado último, contra uma escola secundária da cidade de Mbundi, no oeste do Uganda, causando a morte de várias dezenas de pessoas inocentes e numerosos feridos entre alunos, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado publicado no último fim de semana, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo de Unidade Nacional denunciou este "ato terrorista e assustador", anunciando ao mesmo tempo o seu apoio e sua solidariedade à República do Uganda.
Apresentou as suas sinceras condolências e a sua simpatia às famílias das vítimas, ao Governo e "ao povo ugandês amigo nesta grande calamidade”.
O comunicado reafirmou que o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação sublinhou “a posição de princípio firme da Líbia na rejeição de todas as formas e práticas de ódio, violência e terrorismo.
Também disse associar-se aos esforços continentais e internacionais para enfrentar tais atos terroristas.
Pelo menos 41 corpos sem vida foram descobertos numa escola secundâria perto de Bwera, no oeste do Uganda, perto da fronteira com a República Democrática do Congo, após um ataque perpetrado por terroristas que também incendiaram um dormitório.
A Polícia ugandesa afirmou que esta agressão ocorrida na madrugada do referido sábado e durante a qual foi também saqueado um armazém de alimentos, foi perpetrado pelas Forças Democráticas Armadas (FDA), uma milícia islamita sujeita ao Grupo Estado Islâmico e baseada no leste da República Democrática do Congo.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 19junho2023