Líbia defende parceria estratégica com Rússia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Presidente da União do Magrebe Árabe (AMU), Mohamed al-Manfi, disse que a reunião dos responsáveis dos Grupos Económicos Regionais Africanos à margem da sua participação nas actividades da segunda edição da Cimeira África-Rússia, é um exemplo da vontade de estabelecer uma parceria estratégica de sucesso com retorno directo na integração africana e no benefício comum entre África e Rússia.
Durante um discurso na quinta-feira em São Petersburgo, na Rússia, na reunião dos chefes dos Grupos Econômicos Regionais Africanos, na presença do Presidente russo Vladimir Putin, o Sr. Al-Manfi sublinhou que esta parceria será evidente nas áreas de transferência de tecnologia , a pesquisa científica, o desenvolvimento executivo, a energia e a agricultura.
Acrescentou que esta parceria vai apoiar os esforços do Grupo Africano para melhorar a sua posição negocial nas áreas de mineração e investimento, e para obter o seu direito a uma representação justa e equitativa no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
"Estaremos empenhados em apoiar todos os esforços de integração econômica e o que for acordado com a Rússia em muitas áreas, bem como os esforços para promover a paz e dirimir disputas e conflitos armados", acrescentou.
Estiveram presentes o Presidente das Comores, o Presidente da União Africana, Osmani Ghazali, os Chefes de Estado e de Governo, os Chefes de Grupos Económicos Regionais e os Chefes de Mecanismos Africanos.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR 29ul2023