Agência Panafricana de Notícias

Líbia decreta três dias de luto após ataque de posto militar

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio decretou sábado um luto nacional de três dias pela morte de 16 soldados líbios num posto de controlo militar, situado entre as cidades de Beni Walid e Tarhana, no sul da capital do país, Tripoli.

O chefe do Conselho Militar de Tarhana, Khalil al-Arabi, anunciou que duas pessoas suspeitas de participação no ataque contra o posto de controlo foram detidos.

"Identificamos igualmente os outros membros do grupo armado que perpetraram o ataque e estamos a perseguí-los para proceder à sua detenção e julgamento", declarou.

Por seu turno, o Estado-Maior-General das Forças Armadas líbias lançou um apelo às populações das regiões vizinhas de Tarhana e de Beni Walid para cooperarem com vista a deter os criminosos, que "visam desestabilizar a segurança e suscitar confrontos no país".

As organizações da sociedade civil da cidade de Beni Walid condenaram vigorosamente este "ato criminoso" e atribuíram ao Governo "a responsabilidade pela degradação perigosa da segurança, marcada por ondas de assassinatos em várias cidades do país.

Num comunicado publicado sábado, advertiram igualmente contra a exploração deste ato com fins duvidosos.

-0- PANA AD/IN/SSB/MAR/IZ 6out2013