Líbia decreta confinamento de 10 dias para conter covid-19
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia decretou um confinamento sanitário de 10 dias, a partir desta sexta-feira, 17 de abril, na sequência de um súbito disparo nos casos de covid-19 com nove novas infeções registadas terça-feira à noite.
Estes novos diagnósticos elevaram para 35 o número total de casos positivos confirmadas da pandemia de covid-19.
A nova medida foi anunciada em conferência de imprensa, em Tripoli, pouco depois pelo Comité Supremo de Luta contra o Coronavírus.
O confinamento abarca o encerramento de todos os lugares de concentração sob todas as suas formas e os mercados, deixando abertas as lojas, as bancadas e pequenas padarias para satisfazer as necessidades essenciais dos cidadãos.
Estão igualmente isentos deste confinamento os proprietários de veículos de transporte de mercadorias e as ambulâncias.
Os peões também estão autorizados a circular individualmente, todos os dias das 8:00 às 14:00 horas locais, sem utilizar automóveis, respeitando as medidas de prevenção como o uso de máscaras médicas.
Os bancos estarão também encerrados ao público, de modo permanente durante o período de confinamento, para além da proibição de todas as reuniões sob qualquer forma, de acordo com um comunicado do Comité Supremo.
A nota esclarece alega que o Ministério do Interior é responsável pela aplicação dessas medidas.
Pouco antes, o diretor do Centro Nacional de Luta contra as Doenças (CNLD), Badreddine al-Najjar, manifestou preocupação pelo aumento dos casos de contaminações entre os pacientes e os seus familiares, precisando que, dos nove casos registados terça-feira, oito estão entre os contactos de doentes positivos de coronavírus.
A Líbia tem atualmente 35 casos confirmados de infeções por coronavírus, incluindo nove recuperações e uma morte.
-0-PANA BY/DIM/IZ 16abril2020