Agência Panafricana de Notícias

Líbia cria órgão de luta contra emigração clandestina e tráfico de pessoas

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio vai instaurar um órgão de luta contra a emigração clandestina e o tráfico de pessoas sob a autoridade do Ministério do Interior, soube-se esta quarta-feira em Tripoli, a capital líbia.

País de trânsito e de destino da emigração, fronteiriço com seis países subsarianos, a Líbia faz face a uma onda de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011.

Segundo um comunicado publicado no website do Ministério do Interior, o novo órgão tratará de todos os aspectos da luta contra a emigração clandestina e o tráfico de pessoas.

Ele estará encarregue de deter os migrantes ilegais, do seu internamento em centros de detenção, do acompanhamento e da conclusão das disposições do seu repatriamento.

O Governo líbio reafirmou recentemente o seu compromisso de respeitar todos os tratados e acordos relativos à luta contra a emigração clandestina na sequência da ameaça do ministro interino do Interior, Salah Mazeg, de facilitar a passagem de migrantes se a Europa não ajudar o seu país.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 02julho2014