Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid Al-Dbaiba, anunciou, quarta-feira à noite, a criação brevemente dum fundo financeiro para apoiar o regresso dos residentes deslocados às suas casas.
Al-Dbaiba fez este anúncio durante uma visita de inspeção, acompanhado por vários membros do Governo, não periferia do sul para avaliar os danos materiais, nomeadamente casas destruídas, durante a guerra.
Durante a visita, o primeiro-ministro reuniu-se com residentes das zonas afetadas, onde ouviu as suas necessidades, nomeadamente seus pedidos de regresso às suas casas.
Durante a guerra em Trípoli, despoletada por um ataque lançado em abril de 2019 por Khalifa Haftar, autoproclamado chefe do Exército Nacional Líbio, baseado no leste, mais de 200 mil residentes da periferia sul da cidade foram forçados a deslocar-se, abandonando as suas casas situadas na linha da frente dos combates.
Drones, aviões de guerra e a artilharia pesada com mísseis Grad, entre outros materiais bélicos usados, destruíram muitas casas não periferia do sul da cidade capital líbia, lembra-se.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 22abril2021