Líbia cria fundo de $ 334 milhões para reconstruir Benghazi
Tripoli, Líbia (PANA) - Um Fundo no valor de um bilião 500 milhões de dinares (cerca de 334 milhões de dólares americanos) foi criado pelo Governo líbio, para a reconstrução das cidades de Benghazi e Derna, no leste do país, destruídas pelo conflito armado dos últimos anos.
De acordo com um decreto oficial, o fundo dotado de personalidade jurídica e responsabilidade financeira independente é tutelado pelo Governo e está sediado, na cidade de Benghazi, a segunda maior do país.
O fundo visa reconstruir e reabilitar as zonas destruídas pela guerra nas duas cidades citadas, a fim de alcançar os objetivos de desenvolvimento e remediar os danos causados a edifícios e infraestruturas em particular.
A primeira tarefa do fundo consistirá em inventariar e avaliar os danos a edifícios e equipamentos públicos nas duas cidades.
Efetuará igualmente a manutenção e reconstrução das zonas destruídas em coordenação com as autoridades locais, instituições e agências governamentais envolvidas.
Ele preparará e executará planos e programas para projetos de reconstrução em cada das duas cidades.
No Verão de 2018, uma força liderada pelo marechal Khalifa Haftar, lançou uma ofensiva contra a cidade de Derna, controlada por grupos islamitas, que culminou em confrontos armados que destruíram uma maior parte de edifícios públicos e casas de particulares em diferentes bairros.
Em 2014, Haftar já tinha lançado a operação militar “Al Karama” (Dignidade) em Benghazi para expulsar os grupos extremistas islâmicos, Ansar al-Chariaa e o Conselho de Choura dos Revolucionários de Benghazi.
No termo de três anos de combates, a tomada da cidade pelos apoiantes de Haftar deixou uma cidade exangue, cuja maior parte de edifícios e infraestruturas básicas foram destruídos pelos confrontos com armas pesadas e aviação.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 09maio2021