Agência Panafricana de Notícias

Líbia cria conselho superior da imprensa

Tripoli, Líbia(PANA) - O Conselho Nacional de Transição da Líbia ( CNT) anunciou a criação dum Conselho Superior da Imprensa que vai ser dirigido por Hedi Baccouche, assistido por Ahmed Al-Obeidi, com a missão de supervisionar os media.

O Conselho Superior da Imprensa vai exercer as suas funções de maneira a assegurar a preservação da unidade nacional e da paz social, indica um comunicado oficial.

Sob o controlo do CNT ou da instância que o vai substituir, o Conselho Superior da imprensa está, entre outras tarefas, encarregue de dar o seu parecer sobre todos os assuntos relativos à imprensa e à elaboração de regras e de projetos de leis que regem os meios de comunicação e as políticas públicas destinadas à promoção dos media no país.

O novo órgão vai igualmente emitir um código de honra e da ética dos media e tomar as medidas necessárias para oferecer uma perícia técnica.

Entre as suas prerogativas, figura ainda a concessão de licenças para o exercício da atividade jornalística no país.

Por outro lado, o CNT decidiu também criar um órgão nacional de imprensa, da rádio e da televisão, presidido por Mohamed Amor Rajeh.

-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 21maio2012