Agência Panafricana de Notícias

Líbia cria comissões especializadas para trabalho legislativo

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Congresso Nacional Geral líbio (CNG, Parlamento), Mohamed Al-Megrayef, anunciou a criação de várias comissões encarregues da legislação, nomeadamente, dos setores do Interior, da Defesa, da Segurança Nacional, da Educação, da Saúde e outras paralelas nos departamentos ministeriais do Governo líbio.

Al-Megrayef, que falava segunda-feira na televisão nacional líbia, precisou que estas comissões vão efetuar um trabalho legislativo e de controlo.

A esse respeito, ele lembrou que o Congresso é a única instituição eleita na Líbia no termo de eleições cuja transparência foi atestada por todos os observadores.

Segundo ele, o CNG é a única instituição que encarna a autoridade legal do país e reflete as aspirações do povo.

Ele afirmou que ao levar a cabo uma revolução popular, o Congresso provou a sua recusa da ditadura.

Os observadores notam que o presidente do CNG fez esta declaração em reação à ocupação por ex-rebeldes, nas últimas duas semanas, do edifício que acolhe a sede da mais alta autoridade do país para protestar contra algumas decisões tomadas por este órgão, nomeadamente as relativas às eleição do Governo de Ali Zeydan.

O CNG é composto por 200 membros cuja maioria (120) é constituída por liberais e os restantes 80 por representantes das mais importantes forças políticas do país.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 27nov2012