Agência Panafricana de Notícias

Líbia cria Alto Conselho para Energia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Comité Popular Geral (Governo) líbio decidiu criar um Alto Conselho das Questões Energéticas, soube-se quinta-feira de fonte oficial no local.
Esta nova instituição, cujo decreto de criação foi tomado durante uma reunião do Comité Popular Geral Líbio, decorido quarta-feira à noite em Benghazi (mil 50 quilómetros a leste de Tripoli) gozará duma personalidade moral e duma autonomia financeira.
O Conselho das Questões Energéticas vai interessar-se, no quadro dos seus domínios de competência, por todas as fontes de energia e pelas suas diversas utilizações, nomeadamente a elaboração de políticas, a adopção de planos e programas do sector da energia.
Ele deverá igualmente ocupar-se dos meios de fornecer a energia, da sua exploração e perservação bem como da supervisão de tudo o que se relaciona com a energia e à avaliação da implementação dos projectos neste domínio.
Esta nova estrutura tem igualmente por incumbência orientar os serviços relativos à questão da energia, da coordenação entre si por forma a garantir a utilização óptima da energia, a sua promoção e a exploração das suas fontes na Líbia.
O Alto Conselho da Energia que é presidido pelo secretário do Comité Popular Geral Líbio (primeiro-ministro), terá como membros vários secretários dos Comités Populares Gerais sectoriais e de várias instituições.
Ele será dotado dum comité consultivo que integra peritos de reputação nos domínios da energia, como petróleo, gás, electricidade e as energias nucleares, bem como especialistas nos domínios jurídicos, de planificação estratégica, da economia, das finanças, da contabilidade, da engenharia, e outras especialistas necessários.