Líbia convidada como observadora de eleições gerais do Burkina Faso
Trípoli, Líbia (PANA) - A Alta Comissão Eleitoral Nacional da Líbia (ACNE) recebeu um convite oficial da sua congénere do Burkina Faso para supervisionar as as eleições parlamentares e presidenciais da comunidade burkinabe na Líbia, previstas para o próximo domingo, na Embaixada em Tripoli.
O convite foi transmitido, esta quarta-feira, em Tripoli, durante uma reunião entre o presidente da ACNE, Imed al-Sayeh, e o embaixador do Burkina Faso na Líbia, Ibrahim Traoré, na presença do chefe do Departamento das Operações Externas, Abdelghani Daaboub, no Escritório do Conselho da Comissão, de acordo com um comunicado da ACNE.
A reunião permitiu "passar em revista a experiência democrática em supervisão das duas instituições eleitorais, nos dois países, e debater sobre os aspetos da cooperação entre as duas comissões para o estabelecimento de relações sólidas entre as instituições dos países-membros da União Africana (UA)”.
Al-Sayeh exprimiu a sua gratidão à Embaixada do Burkina Faso pelo convite da ACNE, para observar as eleições legislativas e presidenciais, o que testemunha a confiança e imparcialidade de que goza a Alta Comissão Eleitoral, e a eficácia do seu pessoal técnico.
Revelou que uma equipa da Comissão vai participar na supervisão das eleições, no Burkina Faso, e informar sobre os mecanismos e a aplicação das disposições para as eleições no estrangeiro adotadas pela Comissão Eleitoral Independente, no Burkina Faso.
-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 18nov2020