Líbia contrata empresas norte-americanas para aumentar produção elétrica
Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia contratou as companhias norte-americanas General Electric e GE International Gas Systems, para a aumentar a produção elétrica do país, confrontado nos últimos anos com um enorme défice que causa cortes intempestivos da eletricidade nas diferentes províncias do país.
Para o efeito foram assinados, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, dois acordos com as duas companhias norte-americanas, numa crimónia decorrida quinta-feira na presença do presidente do Governo Nacional de Acordo (GNA), Fayez al-Sarraj.
O protocolo de acordo assinado com a General Electric visa aumentar a capacidade de produção no domínio da energia elétrica e a eficácia das centrais elétricas existentes no país.
Prevê nomeadamente a execução de projetos de energia renovável (eólica e solar), destinados à produção de eletricidade e a projetos de transferência e de descarga de energia, segundo um comunicado publicado sexta-feira pelo Escritório de Imprensa do GNA.
Por seu turno, o acordo rubricado com a GE International GAS Systems permitirá aumentar em seis mil megawatts (MW) a capacidade de produção da eletricidade, na Líbia.
A Líbia está confrontada com problemas de abastecimento elétrico, com um défice de produção da eletricidade avaliado em dois mil quilovolts, devido à deterioração da infraestrutura de eletricidade provocada pelos confrontos armados e pelos ataques perpetrados contra as centrais elétricas.
A retirada do país das empresas estrangeiras encarregadas de projetos da construção de centrais elétricas, devido à insegurança, contribuiu para agravar a situação, na Líbia.
-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 29set2019