Agência Panafricana de Notícias

Líbia constrói duas refinarias de 350 mil barris por dia

Tripoli, Líbia (PANA) – O primeiro-ministro do Governo provisório líbio, Ali Zeidan, anunciou quarta-feira em Tripoli a construção de duas refinarias de petróleo capazes de produzir 350 mil barris por dia.

A primeira refinaria será instalada em Toubrouk, a leste do país, para produzir 300 mil barris por dia, e a segunda em Obari, no sul, com uma capacidade de produção de 50 mil barris por dia, precisou Zeidan, em conferência de imprensa.

Ele indicou que a produção destas duas refinarias estará exclusivamente reservada ao consumo local.

O chefe do Governo provisório líbio anunciou, por outro lado, um acordo para a retomada, nos próximos dias, da exportação do petróleo a partir do porto de Toubrouk, após uma suspensão de vários meses imposta por manifestantes, como em outros terminais portuários.

Este acordo resulta de esforços conjuntos envidados pelo Governo, pela Câmara Municipal de Toubrouk e por algumas tribos locais, por responsáveis da Guarda Fronteira e por trabalhadores das estruturas petrolíferas, segundo Ali Zeidan, que indicou que a retomada das exportações necessita, no entanto, da resolução de algumas questões técnicas.

Sobre a vertente segurança, o primeiro-ministro anunciou o início do controlo eletrónico e aéreo das fronteiras, graças à Itália que colocou à disposição da Líbia técnicos especializados.

As operações de controlo vão de al-Awinate (sudoeste) à província transfronteiriça entre a Argélia, a Tunísia e a Líbia.

Segundo Ali Zeidan, estas operações deverão permitir conter as violações das fronteiras pelos migrantes clandestinos.

Ele anunciou a determinação da Itália de apoiar a reconstrução da Líbia e de ajudá-la a sair da crise graças a projetos de desenvolvimento e de segurança, pois a Líbia faz parte integrante da bacia mediterrânica.

Segundo ele, a cooperação com a Itália vai igualmente envolver a formação militar pelo envio, nos próximos dias, para este país de antigos rebeldes que já efetuaram uma formação em Tripoli.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 31out2013