Agência Panafricana de Notícias

Líbia considera possibilidade de parceria com AFRICOM

Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdallah al-Theni, analisou terça-feira em Washington com o comandante das Forças Americanas em África (AFRICOM), o general David Rodriguez, a possibilidade de estabelecer uma parceria entre os órgãos segurança da Líbia e a AFRICOM.

Este desejo de parceria surge pelo facto de a AFRICOM ser um órgão interessado nas dimensões regionais e de segurança nos países sahelo-sarianos e da África do Norte, já que ele desempenhou um papel de apoio importante na promoção da revolução de 17 de fevereiro na Líbia, segundo um comunicado publicado no site do Governo líbio.

A reunião sublinhou a necessidade de ativar o acordo líbio-americano sobre a formação de soldados líbios, principalmente após o acordo assinado pelos Estados Unidos com a Bulgária e Marrocos para a formação do Exército líbio, acrescentou o comunicado.

Os dois lados reiteraram a necessidade de acelerar o processo de formação e a importância de formação militar eficaz para as tropas da Líbia com acesso a uma formação especializada em diferentes áreas para enfrentar os desafios que se colocam para a Líbia.

Este encontro ocorreu à margem da visita do primeiro-ministro líbio a Washington, onde ele participou na Cimeira Estados Unidos-África iniciada segunda-feira na capital americana com a participação de cerca de 50 líderes do continente africano.

Segunda-feira, o primeiro-ministro líbio encontrou-se com a conselheira para segurança nacional dos Estados Unidos, Suzane Rice, que advogou um cessar-fogo imediato entre os beligerantes em Trípoli.

Suzane Rice sublinhou, durante esta reunião, o apoio da comunidade internacional à Líbia, apelando para a necessidade de alcançar a reconciliação nacional.

-0- PANA/BY/BEH DIM/TON 05 agosto 2014