Líbia considera juventude força motriz para desenvolvimento de África
Trípoli, Líbia (PANA) - O ministro libio da Juventude, Fathallah al-Zani, afirmou que a juventude representa uma força motriz com qualidades gerais para o desenvolvimento socioeconóico, sobretudo com a abundância dos recursos no continente africano e nos países da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD).
Numa alocução durante uma reunião dos ministros da Juventude da CEN-SAD realizada em Niamey no fim de semana passado na capital nigerina, al-Zani indicou
Num alocução pronunciada durante esta reunião, o ministro libio da Juventude, Fathallah al-Zani, afirmou o Governo de Unidade Nacional colocou entre as suas proridades o dossiê de jovens e presta muita atenção aos seus problemas através da criação dumo primeiro Ministério Independente da Juventude na história do Estado líbio.
Também mencionou a excecução, por este Ministério, de numerosas iniciativas, incluindo casamentos, acesso a alojamentos e a educação demcorática que resultou na formação dum primeiro Parlamentro Líbio dos Jovens e na instalação dos Conselhos Locais de Jovens.
Citado num comunicado publicado domingo último pelo Escritório de Informação do Ministério da Juventude, o governante sublinhou o interesse do seu pelouro de reforçar as parcerias no domínio da juventude com os países membros da CEN-SAD.
Anunciou nessa ocasião aos ministros que a próxima reunião do Conselho dos Ministros da Juventude da CEN-SAD se realizará, em outubro próximo, na capital líbia, Tripoli.
Fathallah al-Zani foi nomeado vice-presidente do Conselho de Ministros da Juventude da CEM-SAD, durante esta reunião, segundo o comunicado.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 13fev2023