Agência Panafricana de Notícias

Líbia considera ataque contra seu batalhão no sul violação de sua soberania nacional

Trípoli, Líbia (PANA) - O Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional condenou veementemente o ataque contra um batalhão militar na região de Taraghane, no sul, como uma "violação da soberania do país".

Num comunicado divulgado quinta-feira, o Conselho Presidencial disse que "este ataque cometido por bandos de mercenários visam minar a segurança e a estabilidade na Líbia e constitui uma violação da soberania nacional.

A ofensiva justifica os apelos repetidos do Conselho Presidencial no sentido de se acelerar a consolidação e a unificação das fileiras e dos esforços de todas as forças militares.

"Que o que ocorreu no sul da Líbia dê um pontapé de saída para enfrentarmos juntos terroristas e mercenários. Os que tentam atrapalhar a estabilidade da Líbia devem saber que não vão escapar à justiça e que não encontrarão refúgio na Líbia", indicou o comunicado.

Homens armados atacaram quinta-feira última o Quartel-General do 10.º Batalhão do exército nacional líbio, na cidade de Taraghane, no sul, matando um polícia e ferindo 13 outros.

A região do sul da Líbia é palco de uma escalada da violência nos últimos tempos, nomeadamente confrontos armados intertribais e ataques da autoria de grupos armados estrangeiros e de células do Dash (Estado Islâmico Terrorista).

-0- PANA BY/IS/DIM/DD 28dez2018