Líbia condena ataque israelita na Cisjordânia
Trípoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio de Unidade Nacional condenou a escalda contínua da ocupação israelita nos territórios palestinos, a última das quais foi a agressão contra um campo em Jenine, na Cisjordânia, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado publicado quarta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros apelou à "cessação imediata dos ataques perpetrados por colonos israelitas de aldeias palestinas na Cisjordânia e que causaram sofrimentos às vítimas e ferimentos a civis palestinos.
A Líbia reafirmou a sua rejeição total dos atos criminosos contra civis palestinos e apela à Comunidade Internacional para agir imediatamente e assumir as suas responsabilidades face a estes atos que violam leis e normas internacionais pertinentes, perpetrados contra cidadãos indefesos e minam qualquer possibilidade de construir uma paz justa e global na região.
A entidade israelta lançou, na madrugada de segunda-feira última, uma operação militar contra o campo de refugiados de Jenine, na Cisjordânia ocupada, levando ao êxodo quase 3.000 pessoas e fazendo 12 mortos do lado palestino e uma centena de feridos, dos quais 20 em estado de saúde grave.
Esta operação militar, a mais importante há vários anos na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967, terminou oficialmente quarta-feira última, de acordo com autoridades israelitas.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/DD 05julho2023