Agência Panafricana de Notícias

Líbia condena ataque à residência de embaixador dos Emirados em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - O Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional condenou o ataque perpetrado contra a residência do embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Tripoli, afirmando que este ato visava prejudicar as "relações excelentes" que ligam os dois países.

Num comunicado, o Ministério qualifica o ataque, que causou danos ao edifício sem fazer vítimas humanas, de "ato criminoso e contrário aos valores do povo líbio e aos preceitos do Islão".

A nota saúda a ajuda do Estado dos EAU ao povo líbio durante a insurreição popular de 17 de fevereiro que, seis meses depois, derrubou o então regime de Muamar Kadafi (após 42 anos de poder sem partilha) e "durante o período de transição para a construção de um Estado e instituições de Direito".

Reafirma a determinação do Estado a preservar a segurança e a integridade de todas as representações diplomáticas estrangeiras e de todos os estrangeiros que vivem no solo líbio.

O presidente do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), Nouri Abou Seheimein, visitou, quinta-feira, a residência atacada para se inteirar da dimensão dos danos causados pelo disparo de um obus RPG.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 26julho2013