Agência Panafricana de Notícias

Líbia concede novas autorizações de extração e produção de petróleo

Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia vai conceder novas autorizações de extração e de produção de petróleo, mas a prioridade será reencontrar o nível de produção anterior à crises que era de um milhão e 500 mil barris por dia, indicou o ministro líbio do Petróleo, Abdel Al-Bari Al-Alroussi.

Em entrevista com a imprensa estrangeira, Al-Alroussi disse que o objetivo desta decisão é aumentar para 100 mil barris por dia a produção atual nos próximos meses a fim de atingir os dois milhões de barris diários até 2015.

Além disso, ele anunciou que a Líbia vai empreender negociações para reexaminar acordos de parceria na extração e na produção do petróleo assinados pelo regime de Muamar Kadafi, ex-líder líbio derrubado em agosto de 2011 após um reinado de 42 anos sem partilha.

Segundo o responsável líbio, esta revisão vai realizar-se no interesse dos Líbios e dos parceiros, na medida em que, sublinhou, várias empresas se queixam dos acordos assinados com o regime Kadafista.

Segundo peritos internacionais, a produção de petróleo bruto da Líbia aumentou mais rapidamente do que previsto para atingir entre 1,5 e 1,6 milhão de barris por dia após a guerra que derrubou Kadafi.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 10nov2012