Agência Panafricana de Notícias

Líbia concede mais de um milhão de vistos de entrada a trabalhadores egípcios

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia concedeu, nestes últimos 12 meses, cerca de um milhão 100 mil vistos de entrada a trabalhadores egípcios e esta cifra poderá ser elevada a dois mil 500 mil vistos de entrada.

Esta declaração foi feita à imprensa domingo em Doha (Qatar) pelo ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mohamed Abdel Aziz, à margem duma reunião ministerial preparatória para a cimeira árabe a ter lugar na mesma cidade..

Segundo observadores, esta declaração foi formulada numa altura em que a Líbia e o Egito realizam "negociações difíceis e complexas" para a extradição de dignitários do regime de Muamar Kadafi (líder líbio derrubado em agosto de 2011) refugiados desde então no Egito.

Por outro lado, o chefe da diplomacia líbia exprimiu a esperança de ver a cimeira árabe de Doha dar um passo importante na abordagem das questões árabes, nomeadamente a questão palestina, a crise síria e outros problemas de interesse comum.

Abdel Aziz qualificou, por outro lado, as relações entre a Líbia e a Árabia Saudita "de excelentes" exprimindo a esperança de as ver reforçadas.

"A Árabia Saudita é um Estado influente que tem um peso político, socioeconómico e religioso, o que nos leva a reforçar as nossas relações a fim de as elevar ao nível desejado", disse o chefe da diplomacia líbia.

As relações entre os dois países foram perturbadas durante as quatro décadas da liderança do ex-regime de Kadafi.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 25março2013