Agência Panafricana de Notícias

Líbia compreende decisão do Sudão de encerrar fronteira comum

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia disse compreender a decisão do Sudão de encerrar a fronteira terrestre comum a partir de 1 de Julho próximo, relatou a Agência Líbia de Notícias (JANA).
Citado pela JANA, um responsável do Comité Popular Geral (Ministério) Líbio das Relações Exteriores e Cooperação Internacional referiu-se às declarações do ministro sudanês do Interior, Ibrahim Mahmoud Ahmed, que justificava segunda-feira última esta decisão pelos movimentos de rebeldes na região.
"A Líbia compreende totalmente esta decisão tomada pelo Sudão.
Os irmãos sudaneses sabem muito bem que o Sudão não será afetado por nenhum mal do lado da Líbia", garantiu o diplomata líbio, acrescentando que a cooperação entre os dois "países irmãos" prossegue normalmente.
No entanto, as preocupações do Sudão devem-se à presença de Khalil Ibrahim, líder do Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM), principal força militar rebelde em Darfur (conturbada região ocidental do Sudão), na Líbia desde a sua expulsão em Maio último do Tchad.
As autoridades sudanesas exigem a sua extradição para o Sudão, aliás já solicitaram a ajuda da Polícia Internacional (Interpol) para a sua detenção.