Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia celebra esta quarta-feira o Dia do Mártir, comemorativo do 80º aniversário da execução pelos ocupantes italianos do comandante adjunto da resistência líbia, Omar Mokhtar.
Pela efeméride, o Governo líbio decretou tolerância de ponto para o dia de quarta-feira.
Omar Mokhtar foi um herói da resistência nacional líbia face à colonalização italiana e símbolo da luta dos povos pela liberdade e independência, lembre-se.
Nascido a 20 de agosto de 1858, ele foi enforcado, a 16 de setembro de 1931, pelas forças da ocupação italianas, em Seloug (leste), o seu local de nascimento.
Omar Mokhtar foi capturado, a 11 de setembro de 1931, quando ele visitava, acompanhado dum pequeno número de seus camaradas, o santuário dum santo na cidade de Beidha.
A 15 de setembro de 1931, houve uma paródia de julgamento de Omar Mokhtar, qundo os Italianos já tinham preparado a forca e as modalidades de execução antes mesmo da sua comparência em tribunal.
Foi executado, no dia seguinte, na cidade de Seloug, no sul da cidade de Benghazi, deixando um filho único, Mohamed Omar Mokhtar, falecido em julho de 2018 aos 97 anos de idade.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 15set2020