Líbia com novo recorde de 658 novos casos da covid-19
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia registou um novo recorde de 658 novos casos de coronavírus, nas últimas 24 horas, depois de testes realizados em duas mil 878 amostras, anunciou o Centro Nacional de Luta contra Doenças (CNLD) terça-feira.
Num comunicado, o Centro anunciou também 217 curas e cinco mortes.
Assim, o número total de infeções confirmadas pelo coronavírus, na Líbia, subiu para 14 mil 624 casos, dos quais 12 mil 706 estão ativos, mil 676 recuperações e 242 mortes.
A curva de infeções da covid-19 tomou nos últimos meses uma tendência ascendente, registando recordes de contaminações, apesar das medidas tomadas pelas autoridades do país com recolher obrigatório, proibição de aglomerações e redução de horas de trabalho nas administrações.
A proibição da organização de eventos sociais, como casamentos e cerimónias religiosas faz igualmente parte das restrições adotadas.
Mas a subida de infeções, acompanhada de elevado número de mortes, explica-se pelo incumprimento de medidas adotadas, em particular o distanciamento físico, tida como atualmente a única capaz de conter a propagação da doença.
Esta medida visa limitar os contactos entre as pessoas e, por conseguinte, a transmissão do vírus, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com base em experiências de outros países.
A Líbia está confrontada ainda com a insegurança, por causa dos confrontos armados e dos problemas económicos, agravados pelo bloqueio da produção de petróleo e pela divisão do país em dois, o que pode dificultar a fiscalização da observância das medidas de prevenção contra a pandemia.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 01set2020