Tripoli, Líbia (PANA) – Uma taxa de inflação de 3,7 porcento está prevista na Líbia para 2022, antes de potencialmente cair para 2,4 por cento no próximo ano, segundo as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI).
O FMI espera que os preços e as taxas de inflação continuem a subir na Líbia durante o ano em curso.
No seu relatório sobre perspetivas económicas "Global Economic Outlook 2022", o FMI acrescenta que, num contexto de guerra e fraqueza das capacidades, a fiabilidade dos dados líbios, particularmente no que diz respeito às contas e previsões a médio prazo, continua fraca.
O FMI sublinha igualmente que o crescimento do PIB líbio atingirá 3,5 por cento, este ano, assegurando que este valor deverá subir para 4,4 por cento, em 2023, antes de cair para 3,6 por cento, em 2027, de acordo com dados das projeções económicas mundiais.
O governador do Banco Central da Líbia (CBL), Seddik al-Kebir, reuniu-se com o diretor do departamento do Médio Oriente e Ásia Central do FMI, Jihad Azur, e o diretor-adjunto do Departamento dos Mercados Financeiros e Monetários, Miguel Savastano, sobre o apoio do Fundo para reforçar a capacidade do BCL no domínio das estatísticas, indicadores, políticas monetárias e programa de visitas das equipas técnicas do FMI na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 26abril2022