Trípoli, Líbia (PANA) - A Comissão para a Integração das "forças revolucionárias” no seio dos órgãos do Ministério do Interior do Governo líbio de União Nacional realizou, segunda-feira à noite uma segunda reunião consagrada ao exame dos mecanismos e planos de incorporação destes combatentes no aparelho do Estado.
No encontro participaram líderes das frentes de combate da província ocidental que guerreavam contra as forças do Governo líbio de União Nacional, na presença de todos os membros da Comissão, indica um comunicado do Ministério do Interior.
O pano do fundo deste fórum foi a incorporação dos mesmos combatentes através de planos estabelecidos para os qualificar a fim de se empenharem em atividades de segurança, com vista a uma instituição de segurança forte capaz de preservar a segurança e o prestígio do Estado, lê-se na nota.
A Comissão realizou a sua primeira reunião com vários líderes militares na província ocidental, há quatro dias, sob o mesmo lema, de acordo com o Ministério do Interior.
Em setembro último, o ministro do Interior, Fathi Bachagha, formou uma Comissão dirigida pelo seu vice, Mohamed Madaghi, para integrar os combatentes pertencentes ao Ministério, os de grupos armados na província ocidental.
Os combatentes a serem integrados, bem como grupos armados, serão classificados em função de três cores, designadamente a verde e a amarelha para serem integrados no Ministério do Interior, e a vermelho para os que serão desmobilizados à força, segundo o mesmo documento.
-0- PANA BY/JSG/F/DD 15dez2020