Agência Panafricana de Notícias

Líbia autoriza uso da força militar contra migração clandestina

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial do Governo do União Nacional na Líbia, Fayez al-Sarraj, autorizou, terça-feira, na qualidade de comandante supremo das Forças Armadas líbias, o uso da força para lutar contra a migração clandestina.

Al-Sarraj autorizou, nomeadamente, a Força Aérea, a recorrer à força para pôr termo ao tráfico de combustíveis e seus derivados bem como às operações de contrabando, segundo um decreto publicado terça-feira na capital líbia.

No mesmo contexto, o presidente do Conselho Presidencial pediu ao chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Aéreas para tomar medidas imediatas e urgentes a fim de participar na luta contra a migração clandestina e o contrabando de combustíveis e seus derivados.

Al-Sarraj apelou igualmente ao chefe do Estado-Maior das Forças Aéreas para lhe fornecer relatórios imediatos sobre as medidas tomadas em particular.

Na mesma ótica, o ministro italiano do Interior, Marco Minetti, é esperado quinta-feira na capital líbia, Tripoli, para discutir sobre esta matéria com autoridades líbias que fazem face a uma onda de migrantes determinados a deslocar-se clandestinamente à Europa a partir do território líbio.

-0- PANA/BY/SOC/FK/DD 12julho2017