Agência Panafricana de Notícias

Líbia aumenta produção de cimento para 15 milhões de toneladas

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia projecta aumentar a sua produção anual de cimento de seis milhões de toneladas actualmente para 15 milhões de toneladas, noticiou a imprensa local esta sexta-feira.
Segundo responsáveis deste sector, citado pela imprensa, as necessidades da Líbia em cimento estão a aumentar tendo em conta os gigantescos projectos de desenvolvimento lançados no país.
Neste quadro, afirmam, os esforços das autoridades orientaram-se para a redução da dependência da Líbia das importações.
Eles revelaram a disponibilidade e a abundância, a nível local, de produtos e matérias-primas que entram na composição dos materiais de fabrico do cimento.
Neste quadro,a Líbia assinou recentemente vários contratos com cimenteiros estrangeiros, incluindo o concluído, em Maio de 2008, com a companhia pública chinesa "China National Building Material" (CBM) para a construção, em Sebha, no sul do país, duma indústria de cimento duma capacidade de um milhão de toneladas por ano e dum custo de 117 milhões de dólares americanos.
Uma outra empresa italiana de cimento ganhou um contrato estimado entre 550 e 750 milhões de dólares americanos para a construção duma fábrica de cimento na província de Tobrok (nordeste do país) com capacidade de quatro milhões de toneladas por ano.
Por outro lado, três outros projectos de indústrias de cimento estariam a ser negociados com grupos europeus.
Um estudo do Gabinete Líbio de Estatísticas revelou que o lucro de produtividade de mil 548 empresas líbias de construção e obras públicas atingiu um milhão, 395 mil e 251 dinares líbios (1,3 dinar líbio = 1 dólar americano).