Líbia assume presidência do Conselho de Embaixadores Árabes junto da ONU em Genebra
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia assumiu a presidência do Conselho de Embaixadores Árabes no Gabinete das Nações Unidas em Genebra (Suíça), no início de janeiro corrente, anunciou terça-feira à noite o Ministério Líbio dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional.
O delegado líbio junto do Gabinete das Nações Unidas em Genebra e outras organizações internacionais na Suíça, o embaixador Tamim Mustapha Baio, presidiu à primeira reunião do Grupo Árabe, indica um comunicado, citando a mesma fonte.
Baio agradeceu aos embaixadores árabes que participaram na primeira reunião do Grupo de Embaixadores Árabe, expressando a sua gratidão e alegria por presidir ao grupo.
Disse também que o Governo líbio de União Nacional saudou o acordo (Al-Ula) encontrado pela recente cimeira dos líderes do Conselho de Cooperação do Golfo, a 5 de janeiro corrente.
Sublinhou que o acordo encarna "a profundidade da fraternidade, solidariedade e estabilidade que vai ao encontro das aspirações do povo.
Elogiou o papel fraternal do Kuwait e do Sultanato de Omã na resolução da crise e na reunificação dos países árabes.
O delegado líbio expressou a convicção da Líbia na necessidade de unir todos os esforços para avançar a nação árabe e apoiar programas, projetos e decisões que contribuam para a saúde, estabilidade, paz e segurança da região.
A reunião do Conselho de Embaixadores Árabe discutiu os últimos desenvolvimentos políticos aos níveis internacional e regional, bem como a evolução da questão palestiniana.
Também versou sobre várias questões importantes atinentes a dossiês técnicos multilaterais, nomeadamente a saúde, a pandemia do coronavírus e programas de vacinação.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 27janeiro2021