Líbia associa aumento de número de migrantes na região a tensões políticas
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdulhamid Albaiba, declarou que o aumento sem precedentes do número de migrantes é o resultado de tensões políticas.
Discursando quarta-feira-feira última em Tripoli, na abertura de um fórum sobre as migrações transmediterrânicas, Albaiba frisou que “a presença nesse encontro de numerosos responsáveis é uma prova de tomada de consciência coletiva e da necessidade de uma nova estratégia e uma abordagem que se adaptam aos desafios da nossa época.”
Sublinhou a necessidade de buscar ferranentas para se poder financiar projetos de desenvolvimento nos países confrontados com graves desafios ecomómicos e sociais.
A seu ver, é perigoso limitar-se a uma solução de ordem securitária.
Defendeu uma visão baseada nos direitos humanos e no desenvolvimento duradouro e numa parceria.
Concluíndo, Albaiba afirmou que a Declaração de Tripoli, a ser assinada pelos participantes, representará uma etapa importante para a transformação desta iniciativa num quadro prático suscetível de transformar estas ideias em projetos reais e de desenvolvimento.
O fórum transmediterrânico sobre as migrações terminou quarta-feira última à noite em Tripoli, após uma jornada de discussões para sublinhar a importância da cooperação e solidariedade entre os países e instituições para buscar soluções globais para o problema da migração irregular.
O encontro sublinhou a necessidade de implementar estratégias que se concentrem nas raizes do fenómeno , tendo em conta questões de desenvolvimento e dos direitos humanos.
Exprimiu a sua impaciência de construir um futuro no qual a migraçãom seja gerida de maneira eficaz e humana, e isto no respeito pela dignidade de todos os indivíduos.
Realçou o acolhimento pela Líbia de um tal evento, sublinhando que o mesmo traduz a consciência de Governo de Unidade Nacional deste país que se importa com a luta contra a migração numa altura em que diminuem, na região (Sahel e Magrebe), os níveis de estabilidade e segurança.
Também saudou os esforços envidados por todos os participantes, doadores de fundos e instituições organizadores do evento para empreender uma abordagem estratégica e humanitária da migração.
Além do primeiro-ministro líbio, estiveram presentes neste fórum o Presidente tchadiano, Mahamat Idriss Déby Itno, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o primeiro-ministro maltês, Robert Abella, a vice-présidente da Comissão da União Europeia, Margaritis Schinas, a Missão Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) e organizações internacionais, entre outras.
-0- PANA BY/JSG/DD 18julho2024