Líbia arrecada mais de $ 2 biliões de receitas petroleiras
Trípoli, Líbia (PANA) - As receitas pretrolíferas totais e soberanas realizadas na Líbia nos cinco primeiros meses de 2020 atingiram dois biliões e 780 milhões de dinars (cerca de dois biliões de dólares americanos), segundo dados oficiais publicados, segunda-feira, pelo Banco Central da Líbia (BCL).
O Banco precisou, num relatório sobre o estado das receitas e despesas, referentes ao período de 1 de janeiro a 30 de maio últimos, publicado no seu site oficial, que os seus empréstimos para financiar o défice de arranjos financeiros (orçamento 2020) estimam-se em 11 biliões e 100 milhões de dinars (um dólar americano equivale a 1,4 dinar líbio).
O BCL indicou ter disponibilizado todos os créditos financeiros pedidos pelo Ministério das Finanças, para fazer face à epidemia de coronavírus, e que o total atingiu 481 milhões de dinars.
Também disse ter concedido 163 milhões de dinars de créditos documentais ao Ministério da Saúde e Órgão Médico, para o abastecimento de medicamentos
Em meados de março último, o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio do Acordo Nacional, Fayez Al-Sarraj, decidiu desembolsar um meio bilhão de dinars para tomar medidas necessárias para enfrentar a ameaça do coronavírus emergente.
O Conselho Presidencial atribuiu 75 milhões de dinars aos municípios, conselhos locais e comités administrativos do distrito para fazer face à pandemia de coronavírus, nas cidades em finais de março ultimo.
O comunicado do BCL indica que as receitas totais do petróleo se estimam em dois biliões e 100 milhões de dinares nos últimos cinco meses, e que as receitas fiscais e aduaneiras se cifram em 177 milhões de dinares e 73 milhões de dinars, respetivamente.
O Banco Central estimou o valor do financiamento orçamental das impostas sobre a venda de moeda estrangeira em 875 milhões de dinars, enquanto o imposto jihad contribuiu para 83 milhões de dinars líbios.
-0- PANA BY/IS/MAR/DD 08junho2020