Agência Panafricana de Notícias

Líbia apostada na reabertura dos espaços aéreos da Tunísia e do Egito aos seus aviões

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio manifestou a sua disponibilidade de fornecer todas as garantias necessárias ao Egito e à Tunísia, no domínio da segurança nos aeroportos de Maitigua (leste de Tripoli) e Misrata (220 km leste), para permitir que esses dois países reabram os seus espaços aéreos às aeronaves líbias, em em conformidade com as normas internacionais.

Num comunicado divulgado, sexta-feira, o Governo líbio manifestou a sua vontade total de velar pela segurança nacional do Egito e da Tunísia, sublinhando que, desde a tomada da decisão pela Tunísia e pelo Egito, a Líbia contactou as autoridades dos dois países para tentar tranquilizá-los sobre as medidas de segurança tomadas pela Líbia no domínio de navegação aérea.

Na mesma ocasião, o Governo da Líbia pediu a todas as partes na Líbia para que trabalhem de modo a dar uma boa imagem dos aeroportos líbios e tomando cuidado para não perturbar o tráfego aéreo, tendo em conta a segurança dos cidadãos.

A Tunísia e o Egito decidiram quinta-feira fechar os seus espaços aéreos aos aviões provenientes da Líbia por causa da existência de falhas de segurança.

O aeroporto de Trípoli foi fechado desde a 13 de julho passado depois de confrontos entre milícias rivais pelo seu controlo.

Apenas três aeroportos principais, designadamente Maitigua em Trípoli, Misrata a 220 km ao leste e Tobrouk (leste) estão em uso e garantem a partida e chegada dos voos.

-0- PANA BY/DIM/IZ 24ago2014