Agência Panafricana de Notícias

Líbia apoia candidatura do Egito a secretário-geral da Liga Árabe

Tobrouk, Líbia (PANA) – O presidente do Parlamento líbio, Aguila Saleh, recomendou ao ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Hadi al-Dairi, para apoiar o candidatura do Egito ao posto de secretário-geral da Liga dos Estados Árabes (LEA).

Esta decisão foi tomada no termo duma reunião sábado último entre os dois responsáveis durante a qual discutiram sobre a mensagem do Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, relativa a um candidato do Egito ao posto de secretário-geral da LEA, para suceder ao cessante Nabil al-Arabi.

O Conselho da LEA realizará a 10 de março corrente no Cairo, a capital egípcia, a pedido do Egito, uma reunião extraordinária para escolher o sucessor do atual secretário-geral, Nabil al-Arabi, cujo mandato termina a 30 de junho próximo.

O posto foi ocupado desde 1945, data da criação da Liga Árabe, por cinco Egípcios e um Tunisino quando a sede da organização foi transferida do Cairo para Túnis em 1979, pois o Egito ousou assinar os Acordos de Campo David com Israel, a revelia da instituição árabe.

-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 6março2016