Líbia apoia candidatura de Marrocos a membro do CPS da UA
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch, anunciou o apoio da Líbia à candidatura de Marrocos a membro do Conselho de Paz e Segurança da União (CPS) da União Africana (UA), para o período 2022-2025.
Depois de se candidatar ao mesmo lugar, no mesmo período, a Líbia decidiu retirar a sua candidatura a favor de Marrocos.
Este apoio da Líbia a Marrocos foi anunciado por Najla al-Mangouch durante uma conversa telefónica, na noite de domingo, com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A nota precisa que o contacto permitiu consultas sobre a situação do agrupamento regional da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos.
Os dois governantes afirmaram a sua determinação de coordenar as suas ações para dar um forte impulso ao reagrupamento e ao regresso das instituições sediadas, em Tripoli.
Durante a conversa telefónica, Bourita também afirmou o apoio de Marrocos, sob a liderança do Rei Mohammed VI, ao Governo de Unidade Nacional e às instituições líbias, e seus esforços para organizar eleições gerais, de forma a contribuir para encontrar uma solução definitiva para a crise que garanta a estabilidade e o desenvolvimento da Líbia.
O diplomata marroquino elogiou o Governo de Unidade Nacional da Líbia liderado por Abdelhamid al-Dbaiba e os seus esforços para garantir a segurança e a estabilidade desde que assumiu as suas responsabilidades.
A consulta e coordenação sobre questões regionais e internacionais estiveram no centro da conversa, diz o comunicado.
A Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos foi criada, em fevereiro de 1998, em Tripoli.
O grupo integra diversos órgãos, dos quais os mais importantes são o Conselho da Presidência, que é a autoridade suprema da Comunidade, e o Conselho Executivo, composto por ministros dos setores dos Negócios Estrangeiros, da Económia e do Interor, bem como a Secretaria-Geral, enquanto órgão administrativo e permanente da organização e com sede em Tripoli.
O agrupamento regional também dispõe de um "Centro de Luta contra o Terrorismo", com sede no Cairo, além do Banco Sahelo-Sariano para o Desenvolvimento e Comércio e o Conselho, Económico, Social e Cultural.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 29nov2021