Agência Panafricana de Notícias

Líbia anuncia fim de tráfico de armas em direção ao Mali

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O novo Governo líbio pôs termo ao tráfico de armas através do deserto de Sara até ao Mali durante a luta de libertação da Líbia, declarou quinta-feira em Addis Abeba o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohammed Abdul Aziz.

"Não temos mais informações sobre o contrabando de armas. Não há absolutamente nenhuma indicação sobre a circulação de armas em direção ao Mali", disse Aziz numa entrevista à margem de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Africana (UA) sobre a crise no Mali.

O chefe da diplomacia líbioa avisou igualmente que os extremistas da região do Sahel continuam a criar novas redes com grupos terroristas internacionais, nomeadamente os do Afeganistão, tornando ainda mais mortiféricas as suas atividades na região.

"A existência da rede extremista não se limita no Sahel. Há igualmente a conexão afegã. A segurança é essencial através das fronteiras para limitar a sua influência", disse responsável líbio.

Aziz sublinhou ainda que o controlo das conexões tribais dos diversos grupos extremistas que imperam no norte do Mali e o desdobramento duma diplomacia preventiva são os elementos essenciais a uma operação de dissuasão.

-0- PANA AO/SEG/FJG/SSB/SOC/CJB/DD 25jan2013