Agência Panafricana de Notícias

Líbia anuncia desembargamento de seus bens cifrados em $ 100 biliões

Tripoli, Líbia (PANA) – Os bens líbios descongelkados no último fim de semana estimam.se em mais de 100 biliões de dólares americanos, anunciou domingo último o ministro líbio das Finanças do Governo de Transição, Hassan Zaqlam.

Este anúncio aconteceu depois da decisão do Conselho de Segurança da Organizaçáo das Nações Unidas (ONU) de desembargar os ativos do Banco Central da Líbia e do Banco Exterior Líbio, explicou Hassan Zaqlam domingo`à noite na Televisão Pública Líbia.

A parte do Banco Central nos fundos descongelados estima-se em 97 biliões de dólares americanos, ao passo que o resto, ou seja oito biliões de dólares amercianos, pertencem ao Banco Líbio do Exterior, segundo o governante.

Ele indicou que estes montantes serão alocados principalmente ao programa de reconstrução e à assinatura de contratos com algumas empresas, particularmente em matéria de manutenção e reabilitação de escolas e de alguns hospitais, de unidades de Polícia, dos edifícios de instituições estatais destruídos durante a revolução de fevereiro último.

O responsável líbio acrescentou que contratos serão igualmente assinados com várias empresas para a conclusão dos projetos em curso cujas obras pararam ultimamente após terem atingido entre 70 e 80 porcento dos seus níveis de realização, em particular projetos de construção de universidades e de aeroportos.

O ministro das Finanças precisou que uma parte destes fundos recuperados será alocada ao orçamento geral que deverá vigorar no início do mês de janeiro de 2012, após a sua elaboração pelo Governo de Transição e a sua adoção pelo Conselho Nacional de Transição (CNT).

Ele sublinhou que o processo de emissão dos montantes anunciados vai durar cerca de um mês, justamente o tempo em que, disse, os bancos líbios competentes os adquirirão após o pagamento das prestações às empresas e a abertura das linhas de créditos.

Segundo ele, estes fundos vão contribuir para resolver a crise de liquidez que afeta atualmente os bancos comerciais líbios.

-0- PANA BY/JSG/IBA/MAR/DD 19dez2011